UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

A UNIVERSIDADE DO POVO CEARENSE

A Universidade Federal do Ceará traça suas origens no ano de 1944, quando o médico Doutor Antônio Xavier de Oliveira encaminhou um relatório sobre a refederalização da Faculdade de Direito do Ceará ao então Ministério da Educação e Cultura. Nesse documento, foi citada a ideia da criação de uma universidade com sede em Fortaleza. Em 1947, iniciou-se a mobilização para a criação de uma universidade cearense, denominada: Universidade do Ceará.

A Universidade do Ceará foi criada oficialmente pela Lei N° 2 373, de 16 de dezembro de 1954, e instalada em sessão no dia 16 de junho de 1955. Foi constituída inicialmente pela Escola de Agronomia do Ceará, estabelecida em 1918 e até então pertencente a Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário, do Ministério da Agricultura; pela Faculdade de Direito do Ceará, fundada em 1903 pela Associação Comercial do Ceará como Faculdade Livre de Direito do Ceará; pela Faculdade de Medicina do Ceará, instituição privada criada em 1948; e pela Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará, instituída em 1916 e federalizada em 1950. Em 1965, foi instituído o nome atual da Universidade, seguindo a padronização dos nomes das universidades federais de todo o país.

Atendendo a Lei 12.711/2012 do Governo Federal, UFC disponibiliza 50% de suas vagas para alunos oriundos de escolas públicas, adotando integralmente o sistema de ações afirmativas.
 
Em 2019, o Ranking Times Higher Education (THE) classificou a UFC como 19º melhor universidade da América Latina e Caribe e como a melhor universidade do Norte-Nordeste. Em 2016, a UFC foi considerada pelo Ranking Universitário da Folha de S.Paulo (RUF) a 10ª melhor universidade do país e 1ª das regiões Norte-Nordeste.

Foi considerada, no ano de 2014, uma das mais bem avaliadas instituições do país pelo ranking do Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação, no qual obteve o conceito 4, que indica o status “bom”. Alguns de seus cursos figuraram na lista dos mais bem avaliados do país.

Entre 2012 e 2015, a universidade ocupou o primeiro lugar no ranking das universidades com a maior concorrência entre os estudantes no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), oferecendo 6.378 vagas para cursos de graduação.


Mais informações a respeito da UFC e serviços voltados para o corpo discente, a seguir: